Vida familiar

1

Arquivado em


Referindo-se ao casamento, Jesus disse:

"Não tendes lido que o Criador desde o princípio os fez homem e mulher, e que disse: Por esta causa deixará o homem seu pai e mãe, e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne? De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem." (Mt.19:4-6)

O Senhor Jesus não se referia apenas ao casamento de cristãos quando declarou que se tratava de uma união divina; Ele falou genericamente e abrangeu o matrimônio de cada ser humano. Assim, revelou o casamento como instituição de Deus.
A Palavra de Deus ensina os princípios que devem reger o casamento e a vida familiar, e queremos apresenta-los de forma resumida.

O relacionamento marido/mulher

1) O marido deve amar a esposa
O marido deve amar sua esposa assim como Cristo amou a sua igreja. Amar é um verbo. É mais que um sentimento, é uma decisão e um investimento.
"Maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela." (Ef.5:25)

"Maridos, amai a vossas esposas, e não as trateis com amargura." (Cl.3:19)
"Tendo consideração para com a vossa mulher, como parte mais frágil, tratai-a com dignidade..." (I Pe.3:7)

2) A esposa deve submeter-se ao seu marido
Isto não significa que o homem deva ser autoritário, mas ele tem seu lugar como cabeça do lar.
"As mulheres sejam submissas a seus próprios maridos, como ao Senhor; porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo. Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres estejam em tudo submissas a seus próprios maridos" (Efésios 5:22-24)

"Esposas, sede submissas aos próprios maridos, como convém no Senhor." (Colossenses 3:18)
"A mulher aprenda em silêncio com toda a submissão. E não permito que a mulher ensine, nem que exerça autoridade de homem; esteja, porém, em silêncio." (I Timóteo 2:11,12)

3) Vida sexual
A vida sexual do casal é para seu prazer, e não só para gerar filhos. É dádiva de Deus e tem a sua benção. Vejamos alguns princípios bíblicos:

a) Intimidade - "...viu que Isaque acariciava Rebeca, sua mulher". (Gn.26:20). Este texto fala de uma intimidade que deve ser cultivada entre marido e mulher.

b) Honra - "Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e os adúlteros" (Hb.13:4). Honramos o matrimônio através de nossa fidelidade e dedicação, mas mesmo entre casados pode haver impurezas, por isso o conselho bíblico afirma que também é necessário conservar o leito sem mácula; ou seja, sem pecado.

c) Sexo só no casamento - "mas, por causa da impureza, cada um tenha a sua própria esposa, e cada uma, o seu próprio marido" (I Co.7:2). A poligamia é pecado. Toda relação fora do casamento é adultério, e não deve ter lugar na vida do cristão.

d) Não privar o cônjuge - "O marido conceda à esposa o que lhe é devido, e também semelhantemente a esposa ao seu marido. A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, e, sim, o marido; e também, semelhantemente, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, e, sim, a mulher. Não vos priveis um ao outro, salvo talvez por mútuo consentimento, por algum tempo, para vos dedicardes à oração e novamente vos ajuntardes, para que Satanás não vos tente por causa da incontinência" (I Co.7:3,4).
Este texto revela vários princípios. Paulo chama a relação sexual de dever. Não faz isto com propósito de roubar o romantismo, mas sim de enfatizar a responsabilidade de cada um quanto ao assunto. Depois, mostra que a autoridade do corpo pertence ao cônjuge, para poder enfatizar que o casal não deve se privar da vida sexual; um não deve se negar ao outro. A abstinência sexual só é aconselhada por um período curto de tempo, com o consentimento de ambos, e com uma única finalidade: dedicar-se à oração. Nestes versículos, Paulo mostra uma intensidade sexual na vida do casal que certamente é muito mais do que procriação!

e) Deleite - "Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher de tua mocidade, corça de amores, e gazela graciosa. Saciem-te os seus seios em todo o tempo; e embriaga-te sempre com suas carícias" (Pv.5:18,19). Há uma vida amorosa, de deleite para o cristão no casamento. A intimidade física faz parte do plano de Deus e deve ser vivida intensamente no lar cristão.

4) Uma só carne
A Bíblia diz que o homem e mulher tornam-se uma só carne por meio do matrimônio, pois o casamento é uma mistura de vida. "Eis por que deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e se unirá à sua mulher, e se tornarão os dois uma só carne" (Ef.5:31).

5) Aliança
"...o Senhor foi testemunha da aliança entre ti e a mulher da tua mocidade... sendo ela tua companheira e a mulher da tua aliança" (Ml.2;14). O casamento tem seu aspecto legal que deve ser respeitado, mas ele é mais do que um contrato! É uma aliança. Um pacto. Não é algo que se faz hoje e se desfaz amanhã. E Deus mesmo é testemunha desta aliança que devemos honrar. A aliança do matrimônio é mistura de vida, e não pode ser rompida; o divórcio separa legalmente as pessoas, mas não anula a aliança.

Comment (1)

Assunto maravilhosoe e esclarecedor !!! Deve ser espalhado,pois nunca existiu tanta necessidade,como hoje de explanação objetiva.
Parabéns!!!

Postar um comentário