A criação dos filhos

0

Arquivado em



"E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e admoestação do Senhor" (Efésios 6:4).

Além do respeito dos pais para com os filhos, a Bíblia enfatiza a necessidade de que os pais corrijam e disciplinem seus filhos e que os eduquem nos caminhos do Senhor. Embora a igreja participe deste processo de educação cristã, a responsabilidade de fazê-lo pertence aos pais e não deve ser transferida! "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele"(Pv.22:6).

Há vários textos do livro de Provérbios que falam sobre a correção dos filhos; o primeiro deles diz que Deus nos corrige como um pai corrige a seu filho, mostrando que a disciplina é algo santo: "Filho meu, não rejeites a disciplina do Senhor, nem te enfades da sua repreensão. Porque o Senhor repreende a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem" (Pv.3:11,12).

Um outro texto fala sobre corrigir com moderação: "Castiga a teu filho, enquanto ainda há esperança, mas não te excedas a ponto de matá-lo" (Pv.19:18).

Os filhos não devem crescer sem a correção dos pais: "A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a afastará dela" (Pv.22:15). "Não retires da criança a disciplina, pois se a fustigares com vara não morrerá. Tu a fustigarás com a vara e livrarás a sua alma do inferno" (Pv.23:13,14). "A vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe.

Corrige o teu filho, e te dará descanso, dará delícias à tua alma" (Pv.29:15 e 17). Se a vara da correção for poupada, o prejuízo será grande!

A forma de ensinar e corrigir dos pais deve ser sábia e amorosa, para que seus filhos não desanimem: "Pais, não irriteis os vossos filhos, para que não fiquem desanimados" (Cl.3:21). A conduta dos pais cristãos deve ser estimulante. Muitos pais em vez de encorajarem seus filhos a andarem com Deus, os desanimam. Não devemos agir assim, mas estimulá-los a servir ao Senhor de todo coração.

O comportamento dos filhos

Os filhos devem aos seus pais não apenas obediência e submissão, mas também honra. A Bíblia deixa claro que a benção do Senhor seguirá aos obedientes, e implicitamente diz que a maldição virá sobre o que desonra seus pais. "Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra a teu pai e tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra" (Ef.6:1-3).

Há um texto bíblico que deixa claro o aspecto da maldição sobre os que desonram seus pais: "A quem amaldiçoa a seu pai ou sua mãe, apagar-se-lhe-á a lâmpada nas mais densas trevas" (Pv.20:20).

Honrar os pais não é algo que se faz apenas com palavras, mas principalmente com a conduta: "O filho sábio alegra a seu pai, mas o filho insensato é a tristeza da sua mãe" (Pv.10:1). Os filhos devem aprender a valorizar seus pais como pessoas e também por sua missão: "Coroa dos velhos são os filhos dos filhos; e a glória dos filhos são seus pais" (Pv.17:6). "Ouve a teu pai, que te gerou, e não desprezes a tua mãe, quando vier a envelhecer"(Pv.23:22).

Não se deve obedecer aos pais apenas por querer agradá-los, mas principalmente para se agradar ao Senhor. "Filhos, em tudo obedecei a vossos pais; pois fazê-lo é grato diante do Senhor" (Cl.3:20).

Comments (0)

Postar um comentário